ADAC Opel Rally Junior Team sagra-se Campeão da Europa de Ralis 2022
Alcançado a quarta vitória da temporada no Barum Czech Rally Zlín, o francês Laurent Pellier proporcionou ao ADAC Opel Rally Junior Team a conquista…
Alcançado a quarta vitória da temporada no Barum Czech Rally Zlín, o francês Laurent Pellier proporcionou ao ADAC Opel Rally Junior Team a conquista do seu quinto cetro no Campeonato da Europa de Ralis – Júnior (JERC). Graças a uma excelente performance, Pellier (27 anos) e a sua navegadora Marine Pelamourgues (24 anos) e o seu Opel Corsa Rally4 não deram hipóteses à elite júnior europeia, dominando a quinta ronda da temporada de 2022 do JERC com uma enorme facilidade.
A dupla Pellier / Pelamourgues foi a mais rápida em onze das treze provas especiais de classificação do rali checo. Apesar de terminarem a primeira etapa da prova com uma vantagem de 43,9 segundos, a dupla da Opel não baixou o andamento e estabeleceu os tempos mais rápidos nas seis especiais de domingo. No final, a vantagem sobre o italiano Andrea Mabellini (Renault Clio Rally4) foi de 1 minuto e 32,1 segundos. Quanto ao único sério rival ao título antes desta ronda do JERC, Oscar Palomo (Peugeot 208 Rally4), o espanhol terminou a 2 minutos e 23,3 segundos, à chegada a Zlín.
Foi a quarta vitória da época para Pellier, depois dos anteriores triunfos nas rondas do JERC 2022 na Gran Canaria, na Polónia e em Itália.Subjacente à performance de Pellier / Pelamourgues e de toda a equipa esteve o Opel Corsa Rally4, modelo que teve aqui a sua primeira temporada em competição e que contribuiu para este sucesso em particular. O seu motor de 1,2 litros, três cilindros, turbocomprimido, produz uma impressionante potência de 156 kW (212 cv) e um binário máximo de 290 Nm. “Foi um rali saído de um livro de imagens”, afirmou Pellier, piloto que foi promovido ao ADAC Opel Rally Junior Team após ter alcançado, no final do ano passado, o título na primeira taça de ralis elétrica do mundo, a ADAC Opel e-Rally Cup. “Toda a equipa fez um excelente trabalho. A Marine teve um desempenho perfeito como co-piloto, tal como tudo o que a equipa Stohl fez no parque de assistência, pelo que foi ‘business as usual’. Isto para além de que o Corsa Rally4 é, simplesmente, um carro de ralis fantástico. Estou encantado com esta conquista do título, pelo que agradeço a todos os que a tornaram possível, em primeiro lugar aos responsáveis da Opel Motorsport e da ADAC, bem como a Manfred Stohl e a sua grande equipa!””O Laurent provou esta temporada o quão excelente piloto de ralis ele é”, elogiou Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport. “Não foram apenas as quatro vitórias, mas acima de tudo a forma como lidou com o acidente na Letónia, algo que me impressionou em particular. Ele e a Marine dominaram em absoluto a temporada do JERC no Corsa Rally4, algo que é também crédito da Stohl Racing. Os meus agradecimentos pessoais vão para o responsável da equipa, Manfred Stohl, um garante de sucesso que é fruto da sua experiência e entusiasmo. Aqui, por exemplo, fomos certamente os únicos que fizeram as escolhas acertadas de pneus para cada especial. Manfred é o exemplo para a sua equipa de como alcançar o sucesso nos ralis, uma figura real de como deve ser um líder.E o que deixa o responsável da Opel Motorsport particularmente feliz: “Que, mais uma vez, tenhamos provado que a promoção conjunta de jovens talentos entre a ADAC e a Opel funciona. A Opel é o único construtor do mundo a proporcionar oportunidades aos jovens pilotos de ralis. E quando tal compromisso tem esta compensação, tal deixa-nos simplesmente orgulhosos.”O novo Campeão Laurent Pellier junta-se, assim, a uma notável lista de titulados do ADAC Opel Rally Junior Team – Emil Bergkvist (Suécia), Marijan Griebel (Alemanha), Chris Ingram (Inglaterra) and Mārtiņš Sesks (Letónia – quatro talentos de topo que nasceram da conjugação de esforços da Opel/ADAC, tendo cada um deles conquistado um título de Campeão da Europa de Ralis – Júnior entre 2015 e 2018.