Avançar para o conteúdo

Culto dos tubarões da Opel estende-se ao novo Astra Sports Tourer

Os verdadeiros fãs da Opel iniciam imediatamente a pesquisa sempre que a marca lança um novo modelo. Não pelas inúmeras tecnologias avançadas…

Culto dos tubarões da Opel estende-se ao novo Astra Sports TourerOs verdadeiros fãs da Opel iniciam imediatamente a pesquisa sempre que a marca lança um novo modelo. Não pelas inúmeras tecnologias avançadas incluídas como equipamento de série, mas pela forma de vida marinha escondida no interior e à volta do automóvel: o tubarão. Avatares miniatura da criatura que se senta no topo da cadeia alimentar dos oceanos divertem há vários anos os condutores e passageiros da Opel, tal como agora no novo Astra Sports Tourer.Enquanto o interior da maioria dos modelos Opel, tais como os premiados Mokka-e e Corsa-e, esconde algures um tubarão, a mais recente geração da station wagon acolhe vários – um perto da frente, um na zona traseira e outros em locais menos usuais (até os tubarões da Opel devem obter a sua energia de algum lugar).

 Explorar o novo Astra Sports Tourer em busca de tubarões – por exemplo na sua versão híbrida plug-in (WLTP consumo combinado de combustível[1]: 1,2-1,1 l/100 km; emissões de CO2 27-25 g/km) – é quase tão divertido como conduzi-lo.”Os pequenos tubarões escondidos no novo Opel Astra e Sports Tourer mostram o amor dos nossos ‘designers’ pelos mais pequenos pormenores”, disse o Diretor de Design, Karim Giordimaina. “Os nossos clientes podem sentir esta paixão e, entretanto, os tubarões da Opel tornaram-se um culto. Isto também demonstra como a marca Opel é tão próxima das pessoas”.

Da ideia ao culto: A história dos tubarões Opel começou em 2004

Mas como é que os tubarões em miniatura se escondem nos automóveis Opel? Numa tarde de domingo em 2004, o designer Dietmar Finger estava em casa a trabalhar num esboço para um novo Corsa. Ele estava a desenhar um simples painel do porta-luvas que é na sua maioria invisível porque está escondido pela porta fechada do passageiro. No entanto, quando o porta-luvas é aberto, este painel deve assegurar estabilidade, o que consegue através de reforços integrados na superfície plástica. Finger estava a desenhar esses reforços quando o seu filho olhou para o esboço e disse: “Porque não desenhas simplesmente um tubarão?” “Por que não?” pensou o designer, dando a esses reforços a sua forma característica!O Diretor de Design do Corsa na altura, Niels Loeb, ficou imediatamente convencido pela ideia. O tubarão no porta-luvas entrou em produção em série e a “Opel Shark Story” começou. Depois surgiu o Zafira, onde Karim Giordimaina, então responsável pelo design de interiores, escondeu três tubarões no habitáculo do monovolume compacto. Seguiram-se mais, primeiro no Opel ADAM, depois o Astra e outros modelos como o Crossland e o SUV topo de gama Grandland.Entretanto, cada Diretor de Design de interiores colocou um ou dois tubarões dentro de um novo modelo Opel. A localização exata permanece sempre secreta, mesmo da Direção de topo de Design. O peixe fica, portanto, escondido até ao lançamento, o que torna interessante a sua procura pelos amantes do tubarão, tanto dentro como fora da empresa.O culto do tubarão está programado para continuar com os futuros modelosOpel. Onde estarão exatamente escondidos no automóvel permanece um mistério, mas os clientes já podem ansiar por se divertirem à sua procura.