Há 60 anos: Opel Kadett A criou o segmento dos modelos compactos

Em 1936, a Opel foi o primeiro construtor de automóveis a lançar no mercado um automóvel compacto destinado às famílias e, acima de tudo, acessível: o Opel Kadett. Com a sua carroçaria monobloco em aço e o seu baixo peso, este modelo foi um pioneiro. Contudo, o fundador do atual segmento dos modelos compactos foi, na realidade, o Opel Kadett A de 1962. A grande bagageira, o espaço interior para quatro ocupantes, o motor com vivacidade e os baixos custos de manutenção foram as chaves do sucesso. Sem dúvida, o modelo ideal para o denominado “Milagre Económico Alemão”. A Opel produziu quase 650.000 unidades do Kadett A entre 1962 e 1965.
Há sessenta anos, a Opel – que este ano celebra o seu 160º aniversário – inaugurou uma nova era com o Kadett A, à semelhança do que a marca está hoje novamente a fazer com a sexta geração do Astra. O bestseller do segmento compacto prossegue a tradição da Opel de democratizar as inovações, e, pela primeira vez, está disponível com versões eletrificadas plug-in hybrid. Em 2023, a gama Astra será reforçada como versões elétricas a bateria. Além disso, o novo Astra de cinco portas e o Astra Sports Tourer oferecem tecnologias de ponta, tais como os faróis adaptáveis e sem brilho IntelliLux® Pixel Light, formado por 168 elementos LED. O novo Astra é também uma afirmação de design para a marca alemã, ousado e genuíno graças à nova “face” da marca, o Opel Vizor. No interior, o habitáculo o apresenta o Pure Panel, uma interface homem-máquina de última geração, intuitiva e totalmente digital.
Após a guerra, a Opel reestruturou a sua gama de modelos. Nos anos do milagre económico, os automóveis práticos e acessíveis eram muito procurados. Em 1962, a Opel construiu uma unidade de produção totalmente nova em Bochum, especificamente para o Kadett A. O primeiro Kadett do pós-guerra saiu da linha de montagem em outubro de 1962.

O novo Kadett foi um excelente exemplo de construção de baixo peso. A berlina pesava apenas 670 quilos, a Caravan, que se seguiu pouco depois, apenas 720 quilos. Além disso, o Kadett era extremamente acessível, com preços desde 5.075 marcos alemães. Os engenheiros mantiveram a produção o mais simples possível. A carroçaria era constituída apenas por 12 componentes principais; os painéis laterais eram feitos de uma única chapa de aço.
Os baixos custos de manutenção do Kadett A também se deviam à sua concepção. Graças a articulações da suspensão e da direção isentas de manutenção, o modelo não necessitava de copos de lubrificação. Os custos de manutenção e das peças sobressalentes foram calculados meticulosamente. Uma inspeção de 10.000 quilómetros, incluindo materiais, custava apenas cerca de 30 marcos alemães.
O Kadett oferecia todas as vantagens que, nos anos 60, tornavam um modelo desejável: design elegante, elevada flexibilidade, tecnologias inovadoras e funcionalidades práticas. A linha de cintura era baixa e ampla superfície vidrada proporcionam uma boa visibilidade. O espaço interior surpreendeu os condutores que já tinham utilizado automóveis de pequenas dimensões. Era perfeitamente possível quatro pessoas viajarem com todo o conforto.
Além disso, a tampa do depósito de combustível situava-se no exterior, uma inovação que não estava disponível num certo outro construtor alemão de então. “Nunca sentirá o cheiro de gasolina no porta-bagagens”, no que foi uma mensagem direta para Wolfsburg. A espaçosa bagageira era, portanto, unicamente para colocação de bagagem.