Avançar para o conteúdo

Muito sol e muitos automóveis clássicos: Walter Röhrl ao volante dos modelos históricos de competição da Opel no Rally Olympia '72 Revival

Quanto maior, melhor: O Olympia Rally ’72 Revival tem cativado os espectadores desde segunda-feira. Isto é assegurado por quase 200 equipas de nove…

Quanto maior, melhor: O Olympia Rally ’72 Revival tem cativado os espectadores desde segunda-feira. Isto é assegurado por quase 200 equipas de nove nações que se encontram em estrada em lendários automóveis de rali e muitos outros veículos históricos. E o clima de verão que acompanhou os pilotos, organizadores e o público no seu passeio de norte a sul durante toda a semana contribuiu para a atmosfera agitada. Mesmo ao centro de tudo isto está Opel e o veterano dos ralis Walter Röhrl: também a celebrar o seu jubileu este ano, o piloto de 75 anos não perdeu a oportunidade de participar no Rally Revival. Ontem, o duplo campeão mundial completou a etapa do dia, de Colónia a Speyer, em dois modelos Opel, celebrando, também, o 160º aniversário da Opel.Ontem de manhã, Röhrl iniciou a etapa num Opel Kadett GT/E Coupé. Após a paragem para almoço em Pferdsfeld, mudou para um Opel Ascona 400 de 1982 – um modelo com o qual celebrou inúmeros sucessos e sobretudo a vitória no Rali de Monte Carlo em 1982. Röhrl chegou, assim, em grande estilo ao Technik Museum Speyer, o local de chegada da classificativa.

Ao longo do percurso e nos respetivos destinos das etapas, os espectadores puderam ver esta semana ainda mais modelos com o típico “Blitz” da Opel. Partilhando o nome com o rali, o Opel Olympia não podia faltar. O modelo que aqui esteve em destaque foi um Olympia 1100 SR de 1967 com motor de 60 cv. E, finalmente, um igualmente lendário Rallye Kadett, conduzido nos anos 70 pelo ás sueco Anders Kulläng e o seu copiloto Bruno Berglund, mostrou a sua beleza intemporal. A equipa do Kadett no Olympia Rally Revival era constituída pelo Presidente Honorário do ADAC Sports, Hermann Tomczyk, e pelo veterano do desporto motorizado Günther Holzer.A Opel está também a mostrar que mesmo no maior rali de automóveis clássicos da Alemanha, não são apenas os modelos históricos que podem inspirar, fornecendo aos organizadores um novo Astra Plug-in Hybrid, que será utilizado como veículo da organização até ao final do rali, no sábado. A mais recente geração do bestseller da classe dos compactos não só é atrativa devido aos Opel Vizor, Pure Panel digitalizado e tecnologias de ponta, como também sabe responder ao conceito ambientalmente responsável do rali. O Opel eletrificado proporciona uma potência total de 180 cv e um poderoso binário máximo de 360 Nm (consumo combinado de combustível WLTP[1]: 1,1 l/100 km, emissões de CO2 26-24 g/km). No modo puramente elétrico, o compacto de cinco portas pode percorrer até 60 km sem emissões locais (WLTP[2]).