Novo Opel Astra Sports Tourer: uma station wagon com uma longa tradição de sucesso
Cerca de 25 milhões de unidades Opel Kadett e Opel Astra vendidas (5,8 milhões das quais são ‘stations’): um número impressionante que traduz um…
erca de 25 milhões de unidades Opel Kadett e Opel Astra vendidas (5,8 milhões das quais são ‘stations’): um número impressionante que traduz um fortíssimo desempenho. Alinhados de uma ponta à outra, todos os modelos compactos da Opel construídos até agora quebrariam a cifra mágica dos 100 mil quilómetros, e formariam uma linha de veículos capaz de dar duas voltas e meia ao Equador. Os modelos compactos da Opel tornaram a mobilidade pessoal acessível a muitos, especialmente em tempos economicamente difíceis. Com as mais recentes gerações de modelos, a Opel também tornou as tecnologias de segmentos superiores acessíveis a mais consumidores, tal como tem acontecido com todos os produtos Opel ao longo de 160 anos, desde máquinas de costura e bicicletas a motos e automóveis. Ao mesmo tempo, o construtor alemão continua a democratizar inovações dos segmentos superiores, combinando-as com as mais recentes tecnologias com um design dinâmico.O novo Astra Sports Tourer assinala o início de uma nova era na história das carrinhas compactas da Opel. O novo Astra Sports Tourer é a primeira carrinha Opel a exibir o novo ‘rosto’ da marca, o Opel Vizor e o cockpit totalmente digital Pure Panel, bem como a pintura opcional bicolor. Além disso, confere seguimento à ofensiva elétrica da Opel. O novo Astra Sports Tourer é o primeiro a estar eletrificado, logo no arranque das encomendas, como híbrido plug-in e, no próximo ano, também como modelo elétrico alimentado a bateria.Tudo começou em 1963 com o Kadett A Caravan. A Opel apresentou a sua primeira ‘station’ compacta, com a qual rapidamente se tornou líder no seu segmento de mercado. A partir daqui cada nova geração Kadett e Astra contou com uma versão prática e versão, bem como uma variante comercial. O Astra H (2004-2010) foi o último Opel compacto a utilizar a designação Caravan até ao final da produção. Entretanto, as ‘stations’ foram sofrendo alterações ao longo do tempo, evoluindo de uma ferramenta de trabalho para um companheiro ideal para o estilo de vida moderno. De acordo com estas evoluções e alterações, a partir de 2010, todas as ‘stations’ Astra passaram a ser designadas Sports Tourer.
Com dimensões de 4642 x 1860 x 1480 milímetros (comprimento x largura x altura) e uma altura de carga de cerca de 600 mm, o novo Astra Sports Tourer reforça ainda mais o estatuto de liderança da Opel no segmento das ‘station wagon’ e exibe a qualidade típica da marca em matéria de eficiência de conceção. Ainda assim, o comprimento total é 60 mm mais curto que o anterior modelo, graças a uma projeção dianteira particularmente curta. Isto apesar da distância entre eixos 70 mm mais longa (2732 mm) que a versão anterior (mais 57 mm que o novo Astra ‘hatchback’).A bagageira do novo Astra Sports Tourer oferece até cerca de 600 litros de espaço útil de carga com os bancos traseiros na posição vertical, e até 1634 litros com os bancos rebatidos, um nível de capacidade suficiente para acomodar, por exemplo, uma caixa de transporte para um cão de tamanho médio. Além disso, com o banco traseiro rebatido (rebatimento assimétrico 40:20:40 de série), o piso mantém-se totalmente plano. Apesar da bateria de iões de lítio, Apesar da bateria de iões de lítio alojada sob o piso, as variantes híbridas ‘plug-in’ disponibilizam volumes de carga útil superiores a 548 e 1574 litros, respetivamente.A capacidade da bagageira das versões com motores de combustão interna é otimizada com o opcional sistema “Intelli-Space”. Este versátil piso da bagageira pode ser facilmente ajustado com apenas uma mão nas posições alta ou baixa e fixada num ângulo de 45 graus. Além disso, para ainda maior comodidade, a chapeleira retrátil pode ser guardada por baixo do piso ajustável quando este está na posição mais alta ou na mais baixa.O novo Astra Sports Tourer com ‘Intelli-Space’ pode também facilitar a tarefa de trocar uma roda em caso de furo. Os ‘kits’ de reparação de pneus e de primeiros socorros estão alojados em práticos compartimentos sob o piso, com acesso a partir do porta-bagagens ou dos bancos traseiros. Isto significa que ambos podem ser alcançados sem necessidade de retirar toda a carga da bagageira. Naturalmente, o portão traseiro abre e fecha automaticamente, com comando elétrico, apenas com um movimento do pé sob o para-choques traseiro.