O Opel Mokka-e no inverno: Com máxima eficiência e conforto
À medida que as horas de dia diminuem, a temperatura cai e o outono torna-se inverno, é importante que os veículos elétricos alimentados a bateria…
À medida que as horas de dia diminuem, a temperatura cai e o outono torna-se inverno, é importante que os veículos elétricos alimentados a bateria sejam utilizados com a máxima eficiência. Com o apelativo Opel Mokka-e, o condutor e os passageiros não só viajam sem emissões locais, como também podem manter o consumo de energia baixo e a autonomia elevada graças a vários sistemas e tecnologias de aquecimento a bordo.
A bomba de calor e a aplicação tornam o (pré)aquecimento mais fácil
Os primeiros passos para a máxima eficiência são dados mesmo antes do início da viagem. Os condutores de Opel Mokka-e simplesmente acionam o controlo pré-temperatura enquanto o veículo está ligado à fonte de alimentação externa através de uma tomada doméstica, uma wallbox ou um carregador rápido. Desta forma, a energia necessária para o aquecimento provém da fonte de alimentação externa e a autonomia elétrica total máxima de 338 quilómetros (de acordo com o ciclo WLTP) está disponível no arranque. Graças à bomba de calor instalada de série, o calor gerado é utilizado para aquecer o interior sem ter de ligar o sistema de aquecimento convencional, o que comprometeria a autonomiaAlém disso, os proprietários do Opel Mokka-e podem utilizar a aplicação myOpel para programar remotamente o pré-aquecimento do habitáculo a partir do conforto do seu sofá, antes de iniciar viagem. Em poucos minutos, o habitáculo atinge uma temperatura confortável de cerca de 21 graus Celsius e os vidros ficam sem gelo.
Sistema de travagem regenerativa gera energia
Para além do calor físico proporcionado pelo Opel Mokka-e, existe também uma sensação de conduzir com responsabilidade e eficiência, especialmente nas desacelerações e em descidas. O motor elétrico torna-se num gerador e converte a energia cinética da desaceleração em eletricidade. Se o condutor mudar para o modo de condução B, esse efeito é aumentado. A bateria de 50 kWh é recarregada a custo zero e a energia é poupada para a fase seguinte da viagem. O Mokka-e também disponibiliza três modos de condução: Eco, Normal e Sport – ao selecionar o modo Eco, o condutor pode dar prioridade à autonomia de condução sobre a performance.Como benefício adicional de segurança, a agilidade e a aderência à estrada são ainda mais reforçadas em condições de inverno complicadas graças à integração da bateria na parte inferior da carroçaria, o que reduz o centro de gravidade.Com estas tecnologias a bordo, os condutores e passageiros do Opel Mokka-e podem aventurar-se confortavelmente em viagens de inverno, com a máxima eficiência e sem emissões locais. E quando chegar a altura de carregar a bateria, todos os clientes Mokka-e beneficiam da capacidade de carregamento rápido DC, de série, de 100 kW: apenas 12 minutos de carregamento numa estação pública de 100 kW adicionam 100 quilómetros de autonomia de condução.