Avançar para o conteúdo

Adam Opel fundou a sua empresa há 160 anos

A Opel está atualmente a comemorar um aniversário muito especial. Há 160 anos, Adam Opel fundou a sua empresa em Rüsselsheim. Ao fazê-lo, lançou…

A Opel está atualmente a comemorar um aniversário muito especial. Há 160 anos, Adam Opel fundou a sua empresa em Rüsselsheim. Ao fazê-lo, lançou as bases para uma empresa internacionalmente ativa e bem-sucedida numa grande variedade de setores. Começando com a produção de máquinas de costura em 1862, a Opel tornou-se o maior fabricante mundial de bicicletas e, finalmente, uma marca automóvel de renome internacional. O objetivo inicial e que sempre distinguiu todos os produtos “made by Opel” foi o de tornar as inovações acessíveis a todos, o que continua a ser verdadeiro hoje em dia. A Opel está totalmente empenhada na eletrificação e oferece aos clientes uma vasta gama de modelos com diferentes variantes de propulsão eletrificada.

Como filho mais velho do mestre serralheiro Philipp Wilhelm Opel, o caminho de Adam foi, na realidade, preestabelecido: ele deveria um dia assumir e continuar o negócio do seu pai. Mas Adam tinha outros planos e o seu grande sonho era a cidade de Paris. Depois de passagens por Liège, Bruxelas e Londres, chegou finalmente ao seu desejado destino, onde tomou a importante decisão de entrar no negócio das máquinas de costura. No final de agosto de 1862, o jovem de 25 anos regressou à sua cidade natal, Rüsselsheim, e estabeleceu a sua própria modesta oficina na casa dos seus pais; na altura, contra a vontade do seu pai, que não tinha um verdadeiro interesse em máquinas de costura. Depois de passar algum tempo em cidades cosmopolitas, o regresso à sua terra natal significou uma grande mudança para o jovem viajante. Mas foi aqui, na então vila de Rüsselsheim, com os seus 2.000 habitantes, que Adam lançou as bases para a empresa global Opel.A montagem da primeira máquina de costura demorou meses. Depois de concluída, o mestre alfaiate Hummel de Rüsselsheim comprou-a e manteve-a em funcionamento durante 40 anos. Já nessa altura o lema era “Opel, a fiável”. Em 1863, Adam Opel estabeleceu as suas primeiras instalações de produção própria na vacaria desativada de um tio. A partir de Paris, o irmão Georg forneceu a Adam aço, carretéis, agulhas e máquinas de costura completas para revenda. Foi lançado um primeiro anúncio e Adam contratou o seu primeiro empregado. A Opel não só construiu máquinas de costura, como também as comercializou com grande sucesso.Nos anos seguintes, o negócio das máquinas de costura floresceu e a Opel expandiu-se. Em 1868 construiu um novo edifício fabril com um pavilhão de produção de dois andares, motores a vapor e edifício residencial e de escritórios adjacente. Após a sua mudança, 40 pessoas trabalhavam para a jovem empresa. No mesmo ano, casou com a sua esposa Sophie, que não só cuidava da casa, mas também da contabilidade da empresa, trazendo assim uma lufada de ar fresco para a mesma. Os números da produção aumentaram rapidamente, até porque a Opel acomodava os desejos individuais dos clientes e concebia máquinas de costura especiais para requisitos específicos. Em 1886, 18.000 máquinas deixaram a fábrica. A empresa tornou-se um dos maiores fabricantes de máquinas de costura na Alemanha e exportou para toda a Europa.